Anodização

Anodização

A anodização ou oxidação anódica, é um processo electrolítico que confere ao alumínio, através da sua imersão em vários banhos, uma camada superficial protectora e decorativa, a camada anódica.

Tal processo promove a corrosão controlada do metal, de modo a provocar o crescimento artificial e acelerado da película de óxido, com o objectivo de obter uma superfície resistente à corrosão e com possibilidade de coloração.

A espessura da camada anódica será tanto maior, quanto mais corrosiva for a atmosfera a que o alumínio vai estar sujeito, no entanto, espessuras superiores a 25 micrómetros não trazem melhorias significativas de resistência à corrosão.

A Anicolor fornece a todos os seus clientes perfis com a classe de espessura mínima de 15 micrómetros, garantindo desta forma a qualidade do produto.

Qualanod O certificado europeu de qualidade Qualanod, do qual a Anicolor é detentora, atesta a qualidade dos produtos anodizados.

A anodização permite um equilíbrio perfeito entre diversidade de acabamento em cor e textura, protecção corrosiva, longevidade dos materiais e baixo custo de manutenção.

Através de processos químicos e mecânicos é possível obter os mais diversos tipos de acabamentos e colorações:

Acetinado: Aspecto mate obtido através de uma operação química.

Polido: Aspecto brilhante e espelhado obtido através de um escovamento macio aplicado ao material.

Lixado: Obtido através da passagem de uma lixa sobre os perfis, obtendo-se uma superfície com aspecto riscado.

Repolido: Tratamento posterior à anodização que confere ao material um aspecto de envernizado, podendo ser efectuado em qualquer um dos pré-tratamentos anteriores.

Alguns dos acabamentos disponíveis (as cores reais podem diferir das apresentadas nas amostras):