Alumínio

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na natureza, sendo o primeiro de todos os elementos metálicos e é obtido a partir do mineral bauxite.

À temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido, tem volume e forma definidos.

O alumínio é um metal leve, macio, com uma coloração cinza prata e devido à sua fina camada de protecção natural, resiste muito bem à corrosão, não é tóxico e não é magnético.

É um produto com uma durabilidade ilimitada, 100% reciclável, não gerando por isso resíduos. Não existe material mais reciclável que o alumínio. É um material muito resistente à deformação e não combustível.

Os perfis de alumínio extrudidos, oferecem inúmeras vantagens em relação a outros materiais e processos de deformação.

Leveza: O que o torna fácil de manusear, de transportar, e um material atractivo para aplicações em diversas áreas.

Resistência mecânica: Os perfis podem ser tão resistentes quanto se pretenda. Condições ambientais de temperatura extremamente baixa, são bem suportadas pelo alumínio porque, quanto mais baixa for a temperatura, mais resistente o alumínio se torna, fazendo com que seja especialmente útil para aplicações criogénicas, assim como para indústria aeronáutica e para a construção de estruturas em latitudes elevadas.

Relação resistência-peso: Sem alumínio, as viagens ao espaço poderiam nunca ter sido realizadas. Oferece uma combinação única de resistência elevada e de pouco peso.

Resistência à corrosão: O alumínio oferece uma excelente resistência à corrosão, auto protegendo-se pela sua própria película natural de óxido, protecção essa que ainda é aumentada por técnicas de anodização, processo também ele disponível na Anicolor.

Excelente condutor térmico: O alumínio conduz energia sob a forma de calor melhor que qualquer outro metal, o que o torna ideal para as aplicações que requerem trocas de calor, especialmente porque a extrusão, sendo um processo de deformação, é capaz de produzir perfis que permitam o uso optimizado das propriedades térmicas de condução.

Excelente condutor eléctrico: As transmissões de alta tensão utilizam geralmente condutores de alumínio porque, comparando com o cobre, o alumínio tem o dobro da condutividade.

Não combustível: Sendo por isso apropriado para aplicações que envolvam materiais explosivos ou que ocorram em ambientes altamente inflamáveis, não produzindo emissões tóxicas.

Não magnético: Por não adquirir carga magnética, o alumínio é útil para aplicações de alta tensão, assim como para a electrónica.

Infinitamente reciclado: O alumínio pode ser reciclado e reutilizado repetidamente sem perder algumas das suas principais características. Não há qualquer perca de qualidade usando o alumínio reciclado quando respeitados os limites de composição e formação da microestrutura que compõe a liga. Para além disso, a energia necessária para a reciclagem do alumínio é 5% da energia necessária para a sua obtenção a partir da natureza.

Diversidade de revestimentos: O alumínio, para além da sua aplicação no estado bruto, suporta ainda um conjunto muito amplo de técnicas de tratamento da sua superfície,tais como a lacagem e anodização, que o tornam um dos materiais com maior leque de soluções disponíveis em termos de cor e textura.